Galp vai alienar terminal marítimo e participações da Esso - TVI

Galp vai alienar terminal marítimo e participações da Esso

Galp

Resposta a «preocupações de concorrência» de Bruxelas com o negócio

Relacionados
A Galp Energia anunciou esta sexta-feira que vai operar algumas alienações para evitar «preocupações de concorrência», expressadas pela Comissão Europeia, resultantes da aquisição das filiais ibéricas da Exxon Móbil.

«A fim de eliminar estas preocupações de concorrência, relativas ao mercado português, a Galp Energia propôs a alienação de um terminal marítimo, que inclui uma unidade de enchimento de GPL, uma instalação de armazenamento para combustíveis líquidos e GPL e uma unidade de mistura de lubrificantes», informa a petrolífera em comunicado.

Além disso, a Galp Energia comprometeu-se a alienar algumas participações da Esso em empresas comuns aeroportuárias e outros activos relacionados com operações de abastecimento de aeronaves em aeroportos portugueses.

As alienações incluem igualmente a transferência de pessoal, clientes e contratos de fornecimento.

«Tendo em conta estes compromissos, a Comissão Europeia concluiu que a operação projectada não entravaria significativamente uma concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu (¿EEE¿) ou numa parte substancial deste», diz ainda a empresa de Ferreira de Oliveira.

As acções da Galp fecharam a valorizar 4,66% para 7,19 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados