Quase 77 km de ligação TGV Madrid-fronteira já está em obras - TVI

Quase 77 km de ligação TGV Madrid-fronteira já está em obras

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Cerca de 230 quilómetros estão em fase de estudo informativo

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Quase 77 quilómetros da linha de alta velocidade entre Madrid e a fronteira com Portugal já estão em fase de obras, e cerca de 230 outros quilómetros em fase de estudo informativo, segundo um balanço feito esta sexta-feira à agência «Lusa».

O cenário foi feito pelo Administrador de Infra-estruturas Rodoviárias (ADIF), uma entidade pública empresarial dependente do Ministério do Fomento espanhol, que está a gerir a instalação da linha de alta velocidade.

Com base em decisões do Ministério do Fomento já está em fase de obras ou estudo um total de 301,46 quilómetros da linha, nomeadamente na secção que liga a localidade de Navalmoral de La Mata a Badajoz.

Desse total, 76,7 quilómetros estão já em fase de obras, sendo que o último troço de obras foi adjudicado no passado dia 26 de Setembro.

Especificamente a adjudicação mais recente refere-se ás obras da plataforma entre Aldeã de Cano e Mérida, numa distância de 17 quilómetros e com um custo de 46,9 milhões de euros.

Em obras estão também os troços entre Cáceres e Aldea del Cano (23,5 quilómetros); o de Montijo a Badajoz (20,2 quilómetros) e o entre Mérida e Montijo (16 quilómetros).

Em fase de estudo informativo estão os 128 quilómetros entre Navalmoral de la Mata, os acessos a Mérida e a ligação entre Badajoz e a estação transfronteiriça.

365 milhões no OE espanhol

A parte da linha já em obras ou em estudo representa sensivelmente metade de toda a ligação entre Madrid e a fronteira, sendo que a distância entre Madrid e Navalmoral de La Mata por estrada-e quando falta definir totalmente o traçado da linha ferroviária-é de cerca de 190 quilómetros.

De referir que o orçamento de Estado espanhol para 2009 prevê um investimento de 365 milhões de euros na ligação ferroviária com Portugal, segundo dados parciais já conhecidos.

O montante insere-se no capítulo de gastos com ligações ferroviárias, que representam a maioria dos gastos do Ministério do Fomento para o próximo ano. O documento não discrimina, porém, os montantes a gastar em cada uma das ligações à fronteira através de Vigo e Badajoz.

Cerca de 60% do investimento nas linhas férreas será para a alta velocidade, com novas linhas norte-noroeste, e no levante, e as ligações a Portugal e a França, esta última com um orçamento de 966 milhões de euros.
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