Hugo Chávez diz que economia portuguesa está «estancada» - TVI

Hugo Chávez diz que economia portuguesa está «estancada»

Hugo Chávez em Portugal

Expressão terá sido usada por José Sócrates em conversa com presidente da Venezuela

Relacionados
O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, usou terça-feira à noite o exemplo de Portugal para salientar o crescimento económico da Venezuela, referindo que o primeiro-ministro José Sócrates lhe disse recentemente que a economia portuguesa «está estancada».

«Há pouco estive em Portugal e que me comentava o nosso amigo, o primeiro-ministro (José) Sócrates? Que a economia portuguesa está estancada! Estancada! E nós estamos crescendo 7,1%, é um dos primeiros lugares em todo o mundo», afirmou Hugo Chávez, citado pela «Lusa».

O chefe de Estado da Venezuela aludia ao encontro que manteve com José Sócrates, quando visitou Portugal a 23 e 24 de Julho.

Hugo Chávez falava no Teatro Teresa Carreño de Caracas, durante uma cerimónia de graduação ligada a um programa que facilita o acesso de adultos ao ensino básico e secundário, tendo o seu discurso sido transmitido pelo canal estatal Venezuelana de Televisão.

Terça-feira, o Banco Central da Venezuela anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano registou um crescimento de 7,1% no segundo trimestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano anterior.

«A economia venezuelana cresceu pelo 19º trimestre consecutivo», frisou Hugo Chávez.

O Presidente venezuelano referiu que «há uma travagem da economia mundial» e da União Europeia, onde no segundo trimestre de 2008 a média de «crescimento foi de 0,5%». «Coisa que não nos alegra nada, é só um dado da realidade», vincou.

Sublinhou ainda que «nos Estados Unidos o crescimento estimado para este ano é de 0% e é negativo nalguns países da Europa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados