Norte-americanos acusam UE de «taxar a inovação» - TVI

Norte-americanos acusam UE de «taxar a inovação»

Informática

Taxa imposta pela UE pode aumentar os preços para milhões de empresas e consumidores

Relacionados
Os Estados Unidos da América, o Japão e Taiwan, acusaram esta segunda-feira a União Europeia de «taxar a inovação», ao impor direitos aduaneiros a alguns produtos de alta tecnologia que não cumprem as regras da Organização Mundial do Comércio.

Conforme anunciaram hoje os Estados Unidos da América, aquele país, em conjunto com o Japão e Taiwan, requereram à Organização Mundial do Comércio que examinasse as taxas impostas pela Europa a certos produtos, como «caixas de cabo para ligações à Internet, ecrãs planos de computador e algumas impressoras que também podem ser usadas como scanner, fax ou fotocopiadoras», avança a «Lusa».

Um acordo assinado em 1996 proíbe os direitos aduaneiros a alguns produtos de alta tecnologia.

«A União Europeia diz que pode impor direitos aduaneiros sobre esses produtos porque eles contêm tecnologias específicas ou funções que não existiam» quando o acordo foi assinado, é referido num comunicado da Administração do Comércio Externo norte-americana.

Contudo, para os Estados Unidos da América, «esses produtos estão incluídos no acordo» assinado em 1996.

«Com efeito, a taxa imposta pela União Europeia pode afectar o desenvolvimento tecnológico no sector das tecnologias da informação e aumentar os preços para milhões de empresas e consumidores», lê-se ainda no comunicado.

A representante dos Estados Unidos da América na Organização Mundial do Comércio, Susan Schwab, citada no comunicado, lamentou que as «consultas formais não tenham sido suficientes para resolver o problema».
Continue a ler esta notícia

Relacionados