Accionistas aprovam aumento de capital do BES - TVI

Accionistas aprovam aumento de capital do BES

Ricardo Salgado - BES

Os accionistas do Banco Espírito Santo (BES) aprovaram por larga maioria o aumento de capital do banco.

Os accionistas presentes, que totalizavam 69,7% das acções e votos do banco, aprovaram o «aumento de capital por larga maioria, superior a 90%» o aumento de capital proposto pelo banco, adiantou o presidente da Comissão Executiva do BES, Ricardo Salgado, à margem da Assembleia-geral de Accionistas do banco que decorreu hoje.

O preço por acção será de 9,2 euros, calculado através da TERP (Valor teórico da acção depois do exercício de direitos). «O preço incorpora um desconto de 20,2%, em linha com os do mercado financeiro em operações de aumentos de capital», acrescentou Ricardo Salgado.

O encaixe com a operação será de 1.380 milhões de euros, o que «vai servir para a nossa expansão. O aumento de capital é suficiente para aparar a Tranquilidade e o nosso crescimento até ao final da década».

A instituição financeira tem previsto um road-show, que vai decorrer no princípio de Maio para convencer potenciais investidores, sendo que o BES abre possibilidade à entrada de novos accionistas, «desde que comprem direitos dos que não pretendem subscrever, nomeadamente vindos da Tranquilidade»

Sobre a BESPAR, que detém cerca de 42% do BES, é possível que «reduza a posição para cerca de 40% do BES», adiantou Ricardo Salgado.

Ricardo Salgado adiantou, ainda, que o «aumento de capital estará realizado no princípio de Maio».
Continue a ler esta notícia