Aeroporto em Alcochete sai 3 mil milhões mais barato que na Ota - TVI

Aeroporto em Alcochete sai 3 mil milhões mais barato que na Ota

  • Sónia Peres Pinto
  • 11 jun 2007, 11:41
Quem tem medo da Ota? [montagem - arquivo]

O estudo hoje entregue ao Presidente da República, da autoria de Carlos Borrego, ex-ministro do Ambiente, Ernâni Lopes e Francisco Van Zeller, presidente da Confederação Industrial Portuguesa (CIP) aponta várias vantagens à construção do novo aeroporto internacional de Lisboa na zona de Alcochete em vez da Ota.

Relacionados
O território que este estudo identifica como ideal para receber a nova infra-estrutura foi o campo de tiro de Alcochete e a zona das Faias. Dentro desse espaço foram estudadas várias implantações possíveis e entre as vantagens sublinhadas está a proximidade de Lisboa, já que se situa entre 28 e 36 km de Lisboa.

Segundo explicou o presidente da CIP à entrada da reunião com o Presidente da República, esta localização alternativa à Ota permite «uma redução do custo do aeroporto e do sistema integrado de acessibilidades estimada em 3 mil milhões de euros», além de uma redução do prazo de construção e, consequentemente, a entrada em serviço mais cedo. O estudo aponta ainda para uma minimização dos custos iniciais.

De resto, como lembram os responsáveis do estudo, os terrenos propriedade do Estado totalizam cerca de 7.500 hectares e podem destinar-se a projectos futuros de ampliação.

Esta localização permitira o desenvolvimento regional do Centro e da Região Oeste, que seria beneficiado através de auto-estradas e pontes já existentes.

Este local possibilita ainda «o acesso a fundos estruturais, uma vez que se insere na NUT do Tejo, a Sul do concelho de Benavente».

O estudo, com 96 páginas, é hoje entregue ao Presidente da República mas tinha já sido entregue na semana passada ao primeiro-ministro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados