Afinal défice vai ficar nos 3,9% este ano - TVI

Afinal défice vai ficar nos 3,9% este ano

Teixeira dos Santos

Valor consta do orçamento suplementar para 2009

[Notícia actualizada]

O défice orçamental português deverá ultrapassar este ano o limite de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC), e deve atingir os 3,9%.

Esta é a nova previsão do Governo, inscrita na actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento, que será apresentada no Parlamento na próxima segunda-feira.

O anúncio foi feito pelo ministro de Estado e das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros extraordinário, onde foi ainda aprovado o orçamento suplementar para o corrente ano, incluindo as medidas de combate à crise.

Apesar de na proposta de Orçamento do Estado o executivo apontar para um défice de 2,2%, o primeiro-ministro admitira já, na altura em que apresentou o pacote de medidas de estímulo à economia, que o mesmo deveria afinal ficar nos 3%.

O Governo prevê ainda um agravamento da dívida pública para 69,7% este ano, em vez dos anteriores 65,9%.

O valor compara com um défice de 2,2% previsto para 2008.

Na conferência de imprensa, o ministro explicou que as novas previsões reflectem «a deterioração das condições macroeconómicas» a nível internacional e também os encargos adicionais devido ao aumento do desemprego e a uma quebra prevista nas receitas.

Para 2010, o executivo espera que o défice volte a recuar para 2,9% e em 2011 para 2,3%.
Continue a ler esta notícia