Alfândegas apreendem comida chinesa ilegal - TVI

Alfândegas apreendem comida chinesa ilegal

Restaurante (foto de arquivo)

Lisboa foi palco de uma mega-apreensão de produtos alimentares originários da China, nos passados dias 23 e 25 de Janeiro.

Relacionados
A operação resultou de uma acção conjunta entre a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), a sua Direcção de Serviços Antifraude e a Alfândega Marítima de Lisboa. A mercadoria apreendida, no peso total de 18,7 toneladas, encontrava-se acondicionada em dois contentores e tinha como destino a introdução no consumo no território da União Europeia.



Para além de não ser apresentada a adequada documentação de certificação, essa introdução iria ser feita através de falsas declarações.



As mercadorias apreendidas incluíam 8,5 toneladas de carnes, 2,1 toneladas de peixe, 7,1 toneladas de moluscos, e ainda uma tonelada de outros produtos alimentares.



«Os contentores em causa tinham sido seleccionados pelos funcionários aduaneiros, utilizando critérios e técnicas de análise de risco, para serem sujeitos a controlo com o equipamento de raios X, operado pela DGAIEC no porto de Lisboa e ainda para controlo físico completo das mercadorias», explica o Ministério das Finanças em comunicado.



O documento salienta ainda que «a mercadoria apreendida, com notória falta de higiene e precariamente acondicionada, destinava-se a ser introduzida no consumo, sob falsas declarações o que, levando em conta tratar-se de produtos alimentares, constituía uma ameaça à saúde pública».
Continue a ler esta notícia

Relacionados