Algarve quer banir fumo de todas unidades saúde em 2006 - TVI

Algarve quer banir fumo de todas unidades saúde em 2006

Fumador

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve quer banir durante o próximo ano o consumo de tabaco de todos os estabelecimentos de saúde da região, anunciou hoje o presidente daquela entidade.

Hoje, data que se assinala o Dia Nacional do Não Fumador, Rui Lourenço apelou aos directores das unidades de saúde regionais, hospitais e centros de saúde que pugnem por uma aplicação mais rigorosa da lei de prevenção do tabagismo.

«É preciso que haja uma aplicação mais exigente da lei para que não se encontrem doentes ou profissionais de saúde a fumar dentro dos serviços públicos de saúde», refere, citado pela agência «Lusa».

Rui Lourenço falava aos jornalistas no âmbito da apresentação pública do compromisso «2006, ano livre de fumo nos serviços públicos», que hoje decorreu no Hospital Distrital de Faro (HDF).

O presidente da ARS comprometeu-se ainda a criar condições para que as unidades de saúde multipliquem as consultas de cessação do tabagismo, salientando o importante papel das escolas em matéria de prevenção.

Segundo o director do serviço de Cardiologia do HDF, Veloso Gomes, a diminuição do consumo de tabaco nas unidades públicas de saúde passa não só pela proibição como também pelo controlo dos fumadores.

«É preciso retirar cinzeiros das salas e corredores e fazer com que não haja espaços para fumadores nos estabelecimentos públicos, mesmo nas salas de espera», observou.

Ressalvando que há um conjunto muito vasto de cancros derivados do consumo de tabaco, não só dos pulmões, como da boca, garganta ou até bexiga, defendeu que a eliminação do tabaco é a maneira «mais fácil e barata de evitar estas doenças».
Continue a ler esta notícia