Alta do petróleo traz pessimismo para mercados - TVI

Alta do petróleo traz pessimismo para mercados

bolsa de valores

Os mercados bolsistas seguiam animados esta manhã, mas inverteram em bloco.

Relacionados
A trazer o pessimismo estão os novos máximos do petróleo que estão a ser atingidos tanto em Nova Iorque, a aproximar-se dos 99 dólares, como em Londres, ao ter ultrapassado pela 1ªvez a marca dos 95 dólares.

O PSI20 inverteu logo poucos minutos depois da abertura e perde agora 0,42% para os 12.862,80 pontos.

As atenções estão hoje centradas na PT Multimédia (PTM), no dia em que foi concretizado a separação da Portugal Telecom. Nasce assim uma nova PTM que, de acordo com o seu presidente, Rodrigo Costa, abre portas para novas accionistas. Com este «spin-off», o preço de referência das acções da PT Multimédia é de 9,18 euros. Neste momento, as acções cotam nos 9,09 euros, com uma descida de 1,20%.

A PT, por seu lado, está a recuar 0,63% para os 9,44 euros, apoiada pelos resultados da sua subsidiária brasileira Vivo e em recomendações positivas de casas de investimento.

A EDP não consegue travar as perdas. A eléctrica, que apresenta resultados trimestrais amanhã, escala 1,54% para os 4,63 euros. De acordo com o «Diário Económico», a EDP e a Martifer ganharam a barragem de Ribeiradio, depois do afastamento da Galp por uma formalidade. A petrolífera está em silêncio nos 10,99 euros.

Na banca, o BCP pressiona ao cair 2,15% para os 3,18 euros, mas é o BPI que escorrega 2,60% para os 5,63 euros. Para os especialistas contactados pela «Agência Financeira», a razão por detrás desta desvalorização prende-se com a notícia, avançada pelo «Diário Económico», de que Angola terá cortado relações com o banco liderado por Fernando Ulrich. Luanda deu instruções às empresas estatais para fecharem as suas contas no BFA, o banco do BPI em Angola. Uma decisão hostil que compromete o processo de fusão com o BCP, de que a Sonangol é um dos principais accionistas. Escreve o «Jornal de Negócios» que o Itaú reforçou no BPI antes da proposta de fusão.

Nota também para a Sonae SGPS que soma 0,50% para os 2 euros. A sua participada Sonae Distribuição divulgou ontem resultados. Os lucros da Sonae Distribuição subiram 10 por cento para 100 milhões de euros, nos primeiros nove meses do ano.

No resto da Europa, num dia de resultados de várias empresas, o CAC cai 0,63%, o FTSE 1,06%, o DAX 0,58% e o IBEX 1,16%.

Nos EUA, os mercados devem abrir em baixa com o preço do petróleo em novos máximos e muito perto dos 100 dólares por barril.
Continue a ler esta notícia

Relacionados