Analistas «aprovam» desblindagem de estatutos - TVI

Analistas «aprovam» desblindagem de estatutos

Portugal Telecom

Em dia de Assembleia-Geral da Portugal Telecom (PT), a «Agência Financeira» falou com vários analistas do sector das telecomunicações sobre a possibilidade também da desblindagem de estatutos da operadora. A opinião dos especialistas parece ser consensual: a maioria vê com bons olhos a sua aprovação.

Relacionados
«A desblindagem passar é positivo para a Sonaecom porque é um negócio atractivo para a empresa», disse o analista do BCP, Nuno Vieira. Mas Ricardo Seara do BPI vai mais longe: «Se a OPA tiver sucesso é melhor para todos. É melhor para os accionistas porque conseguem vender as suas acções a 10,50 euros, garantir um bom preço e a repartição das sinergias. Não há possibilidade de subida de preço adicional e não vai haver ofertas concorrentes porque senão já tinham aparecido. Não consigo justificar um preço de 10,50 euros (da PT) caso a oferta não vá para a frente».

BCP não recomenda venda na OPA

Neste ponto, Nuno Vieira discorda: «o preço 10,50 euros não reflecte o valor dos activos da PT e portanto achamos que, se a OPA passar, os accionistas tanto estão confortáveis na Sonaecom como na PT. O BCP recomendou ainda aos accionistas a «não venderem na OPA e isso independentemente do que se passar na assembleia-geral. Que fiquem como minoritários da Sonaecom ou com a PT actual. Ambos os planos previstos para a PT são interessantes».

No entanto, para a maioria dos analistas, a aprovação da desblindagem dos estatutos significa a vitória por parte da Sonaecom. «Aí dá-se um passo em frente para a concretização da OPA», afirmou John dos Santos, especialista da Lisbon Brokers, que considera que as probabilidades de sucesso da OPA «ficam quase certas», tal como João Queiroz da LJ Carregosa acredita que, nesse caso, «a batalha já estará ganha» por parte da Sonae.

E a verificar-se esta tendência, de acordo com a Lisbon Brokers, as acções da Portugal Telecom irão provavelmente aproximar-se dos 10,50 euros (valor da actual oferta). Cria-se, igualmente, uma especulação em torno da PT Multimédia, visto que é «um dos activos que poderá ser alienado, logo também pode ver os seus títulos valorizar».

Os títulos da Sonae SGPS e Sonaecom também têm potencial para subir «porque vão incorporar um factor de sucesso de vir a controlar o líder do sector das telecomunicações em Portugal, nomeadamente a PT, a um preço atractivo», salientou John dos Santos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados