ATL fecham por falta de apoio do Estado - TVI

ATL fecham por falta de apoio do Estado

Centro de Desenvolvimento da Criança - (António Cotrim/Lusa)

Grande parte dos ATL, pertencentes às instituições de solidariedade, está em risco de encerrar.

Relacionados
Em causa está a falta de acordo com o Ministério de Educação para financiar as famílias de crianças a partir do primeiro ciclo, denuncia o «Diário de Notícias».

Sem o dinheiro das comparticipações que o Ministério garantiu ao longo dos últimos anos, os responsáveis dizem que não têm condições para manter os ATL e que a maior parte das famílias que a eles recorrem não têm capacidade para pagar, por si próprias, a permanência dos filhos fora dos horários lectivos.

Ao todo, os ATL das instituições de solidariedade ocupam cerca de 100 mil crianças e adolescentes em todo o País. Mas agora, «muitas dessas instituições que os recebiam vão encerrar. Algumas já fecharam mesmo portas», refere o jornal citando o presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia.

Com base numa consulta que a CNIS está a fazer às instituições sobre problema, Lino Maia disse ao «Diário de Notícias» que mais de 30 ATL confirmaram que vão fechar. Alguns já não abriram em Setembro.

Este número reflecte apenas o que se passa em metade das 2.500 instalações, porque a outra metade ainda não respondeu ao inquérito. O padre conclui, face aos números, que vão fechar entre 60 e 70 ATL este ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados