BCP fecha 120 sucursais e reduz 1.256 trabalhadores - TVI

BCP fecha 120 sucursais e reduz 1.256 trabalhadores

Presidente do BCP

O BCP reduziu o número de sucursais abertas em Portugal e cortou também em pessoal.

Relacionados
No final do primeiro trimestre deste ano, o BCP tinha em Portugal 885 sucursais bancárias, menos 120 balcões que no final de Março do ano passado, revela o banco na apresentação de resultados relativos aos primeiros três meses do ano.

Mas o BCP cortou também no número de trabalhadores que emprega na actividade bancária desenvolvida em Portugal: entre o final do primeiro trimestre de 2005 e o final do primeiro trimestre deste ano, o banco reduziu em 1.256 pessoas a sua força laboral.

De resto, a instituição financeira explica em comunicado que «prosseguiu como previsto o programa de melhoria de eficiência operativa, nomeadamente de redimensionamento do quadro de colaboradores», acrescentando que o mesmo se operou sobretudo através de «reformas antecipadas».

Neste seguimento, e no âmbito das reformas antecipadas, houve já uma redução de cerca de 250 trabalhadores só no primeiro trimestre do ano. Para o segundo trimestre, é esperada uma redução de mais 250 efectivos e o objectivo é chegar ao fim do ano com menos 1.000 funcionários, o mesmo valor que em 2005.

Os custos de reestruturação, que são não recorrentes, ascenderam a 67 milhões de euros. O banco esclarece que «os custos com pessoal situaram-se em 223,1 milhões de euros nos primeiros três meses de 2006, comparando favoravelmente com o trimestre anterior, reflectindo o impacto dos programas de redimensionamento do quadro de colaboradores e de racionalização da rede de balcões que o banco tem vindo a realizar». Assim, «nos três primeiros meses de 2006 os custos de natureza não recorrente associados a reformas antecipadas ascenderam a 66,8 milhões de euros».
Continue a ler esta notícia

Relacionados