Beneficiários do rendimento social de inserção aumentam 61% em apenas um ano - TVI

Beneficiários do rendimento social de inserção aumentam 61% em apenas um ano

Vieira da Silva1

Quase metade dos beneficiários do rendimento social de inserção (RSI) conseguiram integrar-se económica e socialmente no ano passado, o que significa que outra metade permanece excluída.

Relacionados
De acordo com dados fornecidos ao «Diário de Notícias» pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, a taxa de inserção dos beneficiários daquela prestação passou de 28 por cento em Dezembro de 2005 para 48% em Janeiro.

Apesar dos indicadores positivos, o número de beneficiários com processamentos pagos continua a aumentar. As estatísticas mais actuais - fornecidas pelo ministério -, apontam para um total de 285 mil beneficiários indirectos, integrados em 107 famílias, em Janeiro. Se a comparação for feita com os dados de Janeiro de 2006, verifica-se um crescimento de quase 109 mil beneficiários. Ou seja, no último ano, o número de beneficiários aumentou em 61,7%.

Embora satisfeito com a progressão positiva na taxa de inserção dos beneficiários daquela prestação, o ministro do Trabalho e Solidariedade Social considera que é preciso reforçá-la para garantir um efectivo combate à exclusão. Por isso, apresenta hoje uma nova estratégia para inserção social e profissional.

Segundo o «DN» apurou a nova aposta de Vieira da Silva assenta numa maior intervenção integrada dos serviços da Segurança Social e centros de emprego, mas também das instituições particulares de solidariedade social e dos municípios na procura de respostas para os cidadãos que estão no fim da linha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados