BES: vigilância negativa deve-se a deterioração económica - TVI

BES: vigilância negativa deve-se a deterioração económica

BES

Aumento de capital é positivo

O Banco Espírito Santo (BES), que viu a sua dívida colocada sob vigilância negativa pela agência de ratings Standard & Poors, atribui esta revisão às perspectivas de que a economia portuguesa possa degradar-se mais.

Num comunicado em reacção à nota publicada pela agência, o banco de Ricardo Salgado destaca que «a revisão do Outlook para negativo reflecte a possibilidade de a economia Portuguesa poder vir a deteriorar-se de uma forma mais forte do que o esperado, situação que colocaria maior pressão sobre a rendibilidade e a qualidade dos activos».

De resto o banco lembra que não existiu qualquer corte em termos de rating, já que a S&P mantém uma notação de «A» para a dívida de longo prazo e de «A-1» para a dívida de curto prazo, tanto do BES como da sua subsidiária BESI.

O BES sublinha também que, de acordo com a nota da S&P, os seus ratings «continuam suportados por uma sólida posição no mercado em Portugal; forte eficiência operacional e capacidade de crossselling; e ainda um track record de qualidade dos activos sustentadamente adequada ao longo do ciclo económico».

Para além disso, o banco destaca que a agência considera positivo o recente anúncio de aumento de capital, que «demonstra uma posição conservadora do management em relação ao capital, (...), o que permitirá ao banco encarar o difícil contexto macroeconómico de uma forma mais confortável».
Continue a ler esta notícia