Bruxelas vai estudar «com determinação» fusão Suez/GDF - TVI

Bruxelas vai estudar «com determinação» fusão Suez/GDF

Comissão Europeia em Bruxelas

A decisão de Paris de proceder à fusão da Gaz de France e da Suez será examinada «com determinação» pela Comissão Europeia, tanto ao nível da concorrência como do mercado interno, declarou hoje o porta-voz do executivo europeu.

«As regras são claras. Cabe às empresas fazer os cálculos das quotas de mercado e notificar ou não» esta operação de concentração, lembrou Johannes Laitenberger.

«Se tal notificação se verificar, é evidente que a Comissão examinará com o maior cuidado o respeito integral das regras do mercado interno e da livre-circulação dos capitais», prosseguiu.

«Neste momento não tenho índice de violação da livre-circulação de capitais» no quadro desta operação, precisou no entanto o porta- voz. Mas «não se pode ajuizar previamente de uma análise que está ainda por fazer», ressalvou.

O anúncio do projecto de fusão surgiu uns dias após a italiana Enel ter manifestado a intenção de lançar uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) sobre a Suez, com o objectivo de controlar a filial Electrabel, que domina o mercado belga da energia.

O ministro da Indústria italiano, Cláudio Scajola, já acusou a França de «enorme violação do direito comunitário e do mercado livre» e anunciou tencionar recorrer às instâncias europeias.
Continue a ler esta notícia