Carlos Tavares diz que juros têm de subir mais - TVI

Carlos Tavares diz que juros têm de subir mais

carlos tavares

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares, defende que Portugal precisa de taxas de juro mais altas, já que as mesmas continuam em níveis «historicamente baixos».

Relacionados
Segundo o ex-ministro da Economia do Governo de Durão Barroso, será bom para Portugal que as taxas de juro voltem a subir, de modo a fomentar maior selectividade no investimento e desincentivar o endividamento excessivo.

Carlos Tavares falava numa conferência sobre «Fund & Asset Management», organizada pela «Reuters». Citado pela mesma agência, o responsável recordou que, nos últimos cinco a seis anos, os baixos juros resultaram num dos mais elevados endividamentos da Europa por parte das famílias e empresas portuguesas. Além disso, acrescentou, Portugal, que tem tido uma inflação relativamente elevada, e as baixas taxas de juro nominais levaram ao investimento em sectores não-transaccionáveis, como é o caso do imobiliário e dos serviços, situação que interessa reverter.

«Portugal precisa de taxas de juro mais altas, pois a este nível não há um efeito negativo sobre o investimento», afirmou Carlos Tavares.

O responsável considera ainda que, mesmo para as famílias portuguesas, a subida das taxas de juro não é problemática, uma vez que estas têm activos sensíveis a taxas de juro superiores aos passivos.

«Taxas mais altas incentivam o bom investimento com maior rigor e selecção. Juros mais altos permitem maior selecção dos investimentos e, além disso, não se incentiva um endividamento excessivo», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados