Carrapatoso diz que já pagou dívida ao Fisco - TVI

Carrapatoso diz que já pagou dívida ao Fisco

António carrapatoso

Está instalada a confusão. A notícia de que o Fisco deixou prescrever uma dívida de 740 mil euros de António Carrapatoso, deu lugar a uma investigação.

Relacionados
O presidente da Vodafone emitiu ontem um comunicado em que esclarece que a dívida de IRS foi paga, acrescentando que reclamou e que, posteriormente, a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) veio a dar-lhe razão, prometendo devolver-lhe o dinheiro.

Carrapatoso garante que «procedeu em 21 de Julho de 2005 a uma liquidação adicional de imposto (IRS) no montante de 783.024,83 euros» e acrescenta que apresentou a uma reclamação questionando a interpretação da Lei. Em causa está a tributação de ganhos resultantes do exercício de Stock Options no ano 2000.

«A Administração Fiscal veio dar razão a António Carrapatoso, deferindo favoravelmente a reclamação apresentada e notificando António Carrapatoso, já em 18 de Janeiro de 2006, que o imposto adicional e indevidamente pago lhe iria ser devolvido», acrescenta o comunicado.

Esta foi a reacção de António Carrapatoso à notícia divulgada ontem pelo «Diário de Notícias», segundo a qual o Fisco teria deixado caducar a dívida em causa. O jornal dava conta de um relatório de auditoria interna da DGCI que sublinhava que seria muito difícil que a mesma viesse a ser cobrada. Por outro lado, e ainda segundo o mesmo documento, era dado a conhecer que um funcionário, apesar de a liquidação ter sido enviada fora de tempo, inscreveu no sistema informático que a mesma foi enviada dentro do prazo legal.

Face aos factos apurados pela auditoria, na mesma era proposto a abertura de processos disciplinares a vários funcionários e o envio de uma cópia para o Ministério Público a fim de apurar eventuais responsabilidades criminais. Os processos disciplinares foram abertos e ainda decorrem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados