Cavaco propõe provedor para pequenas e médias empresas - TVI

Cavaco propõe provedor para pequenas e médias empresas

Cavaco Silva na corrida a Belém

O Presidente da República, Cavaco Silva, quer a criação de um provedor para as pequenas e médias empresas.

O Presidente da República, Cavaco Silva, sugeriu a criação de um «provedor para as pequenas e médias empresas» para ajudar estes agentes económicos a superarem «dificuldades administrativas e fiscais» que os agentes políticos ou administrativos ignoram.

«Talvez precisássemos como que um provedor para as pequenas e médias empresas, que fosse um guichet que recebesse as queixas administrativas e fiscais dessas pequenas empresas (...) temos provedores para tanta coisa (...) talvez nos falte um para as pequenas e médias empresas», disse Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas no final do Roteiro de dois dias que dedicou à ciência.

Depois de hoje ter almoçado, em Coimbra, com um grupo de jovens empreendedores, o Chefe de Estado apontou as «dificuldades administrativas e fiscais» que as empresas enfrentam, que as levam muitas vezes a instalar-se no estrangeiro ou a não criar postos de trabalho, «coisas simples» que muitas vezes «o decisor político, o director-geral, o secretário de Estado não conhece».

O «provedor para as pequenas e médias empresas» serviria, especificou, «não para tratar de dinheiros», mas «para resolver pequenas questões burocráticas» com que estes agentes económicos são confrontados.

Este interlocutor destinar-se-ia às empresas de menor dimensão porque, considerou, «a grande empresa sabe sempre encontrar o caminho».

Na ocasião, o Chefe de Estado admitiu também que o capital de risco para apostar em novos negócios, nomeadamente de base tecnológica, é «às vezes» escasso, mas considerou não ser esse actualmente o principal obstáculo que enfrentam as pequenas e médias empresas emergentes.
Continue a ler esta notícia