Combustíveis mais caros fazem disparar gastos com viagens - TVI

Combustíveis mais caros fazem disparar gastos com viagens

Combustíveis mais caros fazem disparar gastos com viagens

Com o aumento dos combustíveis, as viagens que os portugueses mais costumam fazer, quer em férias quer em trabalho, entre Lisboa e Algarve ou entre Lisboa e Porto, estão cada vez mais caras.

O consumo é também um factor cada vez mais importante na hora de escolher carro. As diferenças entre um segmento baixo ou médio-alto são abismais.

A «Agência Financeira» fez as contas, e, tendo por base os dados da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), seleccionou os modelos mais económicos e os que mais gastam, para a marca mais vendida em Portugal este ano, a Renault. A conclusão é pouco animadora para ambos e mostra, tal como se antevia, que o custo de vida dos portugueses tem aumentado bastante graças à subida dos combustíveis.

Imagine agora a diferença entre as despesas que cada um destes modelos implica, numa viagem do Porto ao Algarve, ida e volta, por exemplo. E conte também com as portagens, porque essas também já aumentaram este ano. Nós comparámos os gastos para as viagens que os portugueses fazem com maior frequência, também numa altura de mini-férias e fins-de-semana prolongados.

Quer nos modelos a gasóleo, quer nos modelos a gasolina, a divergência de gastos é considerável. Para um modelo com consumo elevado, e tendo em conta portagens e combustível gasto, uma viagem de ida e volta entre o Porto e o Algarve pode implicar custos acima dos 200 euros.

Veja os cálculos para os vários modelos e percursos nos links relacionados.
Continue a ler esta notícia