Contas bancárias a salvo apesar de avaria na rede Multibanco - TVI

Contas bancárias a salvo apesar de avaria na rede Multibanco

Multibanco

A empresa gestora do Multibanco garante que os problemas registados sábado na rede foram motivados por uma avaria no equipamento central e que nunca esteve em causa a segurança do sistema.

Relacionados
Em comunicado, a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) explica que as anomalias técnicas provocaram a redução da prestação de serviços e nunca a paralisação total da Rede de Multibanco.

Essas anomalias, adianta, foram motivadas por problemas de Hardware «prontamente diagnosticados e solucionados, de acordo com as normas de segurança em vigor na empresa para este tipo de situações».

O jornal «Correio da Manhã» dizia ontem que a Polícia Judiciária está a acompanhar «com preocupação» o problema ocorrido sábado na rede de Multibanco que levou à paragem de vários terminais em todo o país entre as 11:00 e as 13:30.

Em declarações à agência «Lusa», a directora de marketing da empresa especificou que não esteve em causa a segurança, mas sim um mau funcionamento do equipamento central e que o Multibanco é um sistema fechado, não permitindo a entrada de pirataria informática.

Segundo Maria do Carmo Alvim, a anomalia teve mais impacto porque ocorreu no final do mês, num fim-de-semana e num dia (sábado) de grande movimento.

Em comunicado a SIBS explica que a Rede de Multibanco, tecnologicamente fechada e a funcionar desde 1985, tem dado provas de performance e fiabilidade reconhecidas a nível nacional e internacional.

Segundo a empresa, esta rede conta na sua história com várias situações idênticas às verificadas sábado, e «prontamente diagnosticadas e resolvidas pelo profissionalismo das equipas técnicas da SIBS, que gerem o funcionamento».

A SIBS reafirma «a normalidade do funcionamento da rede, mesmo quando anomalias imprevisíveis e não desejadas possam acontecer».
Continue a ler esta notícia

Relacionados