Contribuintes vão deixar de ter bairro fiscal obrigatório - TVI

Contribuintes vão deixar de ter bairro fiscal obrigatório

Fisco

Os contribuintes deixarão de ter uma repartição de Finanças estipulada, onde têm de se dirigir para resolver os seus assuntos fiscais, como acontece actualmente. É, pelo menos, o que pretende, o Governo.

Relacionados
Numa conferência de imprensa para apresentar a informatização das declarações de impostos, o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, disse que «estas medidas lançam uma base sólida para o ¿Dossier do Contribuinte¿». Este dossier, que para já vai conter apenas as informações relativas ao IRS, mas mais tarde será alargado a outros impostos, nomeadamente, e a mais curto prazo, ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Os contribuintes poderão consultar esta espécie de «conta corrente fiscal» pela Internet e nela estará toda a informação fiscal do contribuinte.

«No futuro, a ideia é que os contribuintes possam ir a qualquer repartição de Finanças tratar dos seus assuntos (e não apenas à do seu bairro fiscal), porque a informação vai estar disponível na Internet e será possível aceder-lhe a partir de qualquer ponto. No IMI isso já acontece», disse o ministro. Questionado sobre quando estaria isto disponível, o ministro apenas garantiu que seria para breve.
Continue a ler esta notícia

Relacionados