Défice do subsector Estado sobe para mais de 1,5 mil milhões - TVI

Défice do subsector Estado sobe para mais de 1,5 mil milhões

Dinheiro (Arquivo)

O valor provisório do défice do subsector Estado ascendeu a mais de 1,5 mil milhões, no primeiro trimestre de 2006.

Relacionados
O valor representa uma subida de 78,7 milhões face ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o documento divulgado pela Direcção Geral do Orçamento (DGO) esta segunda-feira, «a evolução resulta de taxas de crescimento idênticas da receita e da despesa relativamente ao período homólogo».

A receita registou um crescimento de 5,6%, já que a receita fiscal verificou uma taxa de variação homóloga acumulada de 6,6%.

Para este resultado, contribuíram favoravelmente, o comportamento dos Pagamentos Especiais por Conta do IRC e o diferente padrão de reembolsos do IVA.

Por sua vez, a da despesa fixou-se também em 5,6%, tendo o grau de execução da despesa se situado em 1,2 pontos percentuais acima do verificado no trimestre homólogo de 2005, embora se mantenha abaixo do padrão de segurança.

A taxa de variação da despesa reflecte particularmente, a contribuição, para o crescimento, das transferências para o Serviço Nacional de Saúde (5 p.p.), para a Segurança Social (2 p.p.) e para a EP ¿ Estradas de Portugal, EPE (1.2 p.p.) e, de sinal contrário, as despesas com pessoal (menos 1.5 p.p.).

O conjunto das restantes rubricas de despesas apresentou um contributo negativo para o crescimento da despesa total, acrescenta a mesma fonte.
Continue a ler esta notícia

Relacionados