Detectados 42 trabalhadores ilegais na extracção de cortiça - TVI

Detectados 42 trabalhadores ilegais na extracção de cortiça

cortiça

Foram detectados 42 trabalhadores em situação ilegal na extracção de cortiça no Alentejo.

Mais de 40 pessoas em situação ilegal de trabalho, não declarado, foram identificadas pela Inspecção-Geral de Trabalho (IGT) numa campanha de extracção de cortiça na zona de Almodôvar, Baixo Alentejo, anunciou hoje o organismo.

Carlos Graça, delegado de Beja da IGT, explicou à agência Lusa que «foram inspeccionadas três propriedades de montado na zona de Almodôvar e detectados 42 trabalhadores em situação ilegal de trabalho não declarado, a totalidade das pessoas fiscalizadas».

De acordo com o responsável, a maior parte dos trabalhadores em situação ilegal é especializada na extracção de cortiça e dedica-se apenas a esta actividade sazonal.

No entanto, também foram detectadas pessoas com outros empregos e beneficiários de regalias sociais, adiantou.

«Há casos de trabalhadores que, durante o Verão, deixam os seus empregos para ganhar dinheiro extra a tirar cortiça e casos de pessoas que estão a receber subsídio de desemprego, rendimento de inserção ou reformas por invalidez», exemplificou.

Segundo Carlos Graça, durante a campanha da cortiça, entre Maio e Agosto, um trabalhador pode ganhar até 10.500 euros, «dinheiro que simplesmente não é declarado».
Continue a ler esta notícia