Dívida directa do Estado atinge 102 mil milhões de euros - TVI

Dívida directa do Estado atinge 102 mil milhões de euros

Dinheiro2

A dívida directa do Estado no final de 2005 atingiu o valor de 101.758 milhões de euros, mais 12,1% que um ano antes, informou hoje o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP).

O boletim mensal do Instituto, divulgado no endereço electrónico da instituição, acrescenta que a dívida subiu 1,2% de Novembro para Dezembro.

A maior parte da dívida está denominada em euros, no total de 101.386 milhões de euros.

Os principais instrumentos de emissão são as Obrigações do Tesouro de taxa fixa, que absorveram 67.091 milhões de euros, e os certificados de aforro, que cativaram 16.246 milhões de euros.

A dívida directa do Estado, cuja informação é divulgada pelo IGCP, é relativa apenas a este subsector das Administrações Públicas.

As Administrações Públicas incluem ainda os serviços e fundos autónomos, a administração regional e local e a segurança social.

O IGCP esclarece que a dívida em apreciação corresponde às situações passivas de que o subsector Estado é responsável devido ao recurso a empréstimos.

Para efeitos de cálculo da dívida pública em relação ao PIB tem de se considerar o valor nominal da dívida bruta consolidada de todas as Administrações Públicas.

Por exemplo, no final de 2004, a dívida directa do Estado ascendeu a 90.739,1 milhões de euros, correspondente a 67,2% do PIB desse ano, enquanto a das Administrações Públicas atingiu 83.577,7 milhões de euros, equivalente a 61,9% do PIB.
Continue a ler esta notícia