Economia alemã com maior crescimento de 6 anos em 2006 - TVI

Economia alemã com maior crescimento de 6 anos em 2006

Mapa da Alemanha

A economia alemã cresceu 2,5 por cento em 2006, tendo registado o maior crescimento dos últimos seis anos, anunciou hoje o Gabinete Federal de Estatística.

Relacionados
Além disso, a Alemanha cumpriu em 2006 os critérios do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) para o défice orçamental, que se situou em 2%, o que não acontecia desde 2001.

Segundo os números do gabinete, o défice orçamental foi em 2006 de 46,5 mil milhões de euros, quando no ano anterior se cifrou em 72,4 milhões de euros.

Em 2005, o défice orçamental representou 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) alemão. Para este ano, o governo prevê um défice na ordem de 1,5% em relação ao PIB, prosseguindo a política de consolidação orçamental.

Este objectivo deverá ser atingido, segundo os cálculos oficiais, graças ao crescimento da economia, embora a um ritmo mais moderado, acompanhado por uma política fiscal mais eficiente.

Os analistas calculam que em 2007 a expansão económica alemã abrandará sobretudo devido ao impacto da subida em três pontos do Imposto sobre o Valor acrescentado (IVA), que desde o passado dia 01 de Janeiro subiu para 19%.

A maioria das previsões aponta para um crescimento do PIB em 1,5%, se bem que nas últimas semanas os institutos económicos manifestaram intenção de rever em alta as previsões sobre o PIB alemão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados