Economia norte-americana abranda para 1,1% - TVI

Economia norte-americana abranda para 1,1%

Bandeira dos EUA

O crescimento da economia norte-americana abrandou mais do que o esperado no quarto trimestre para uma taxa anualizada de 1,1%, de acordo com os primeiros dados divulgados pelo Departamento do Comércio.

Relacionados
Esta taxa de crescimento ficou muito abaixo da taxa de 4,1% registada no terceiro trimestre, e surpreendeu pela negativa os analistas, que esperavam um crescimento de 2,8%.

A justificar este abrandamento esteve sobretudo a redução no consumo privado, que evoluiu ao ritmo mais baixo desde 2001, e uma limitação na compra de equipamento por parte das empresas.

Os primeiros dados apontam para um crescimento do consumo privado, que representa cerca de 70% da economia dos Estados Unidos, de 1,1% em taxa anualizada, comparativamente com 4,1% nos três meses anteriores.

Quanto ao investimento fixo empresarial, que inclui entre outros gastos em equipamento e software, subiu a uma taxa analizada de 2,8% contra 8,5% entre Julho e Agosto.

Este foi o primeiro trimestre, em 11, em que o crescimento do PIB norte-americano não ficou acima dos três por cento anualizados.

Em termos de variações trimestrais não anualizadas, valores usados normalmente para comparar com as restantes economias mundiais, os EUA cresceram 0,27% de Julho a Setembro.

A tradição europeia utiliza uma óptica histórica (dados do trimestre face aos do trimestre imediatamente anterior), enquanto a tradição norte-americana usa uma aproximação prospectiva (quais serão os dados anuais se todos os trimestres forem iguais a este).

As variações trimestrais não anualizadas são os valores usados normalmente para comparar as taxas de crescimento das diferentes economias mundiais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados