EDP alcança mais 11% de clientes de gás - TVI

EDP alcança mais 11% de clientes de gás

EDP

A EDP está a tornar-se mais forte no mercado de venda de gás natural, agora com um aumento de 10,8 por cento do número de clientes nos primeiros nove meses deste ano.

Relacionados
Assim, em Portugal, a EDP tem um total de 173 mil clientes e, em Espanha, tem mais 6,3% de clientes para os 663 mil.

Por outro lado, a EDP aumentou o seu número de clientes de electricidade em apenas 1,1 por cento em Portugal e 2,3% em Espanha.

De acordo com os dados operacionais previsionais divulgados pela eléctrica, o número de clientes, no final de Setembro, totalizaram os 6.638 milhões (613 mil em Espanha) face aos 6.565 milhões.

O volume de electricidade distribuída pela EDP no mercado Ibérico aumentou 2,6% no período em análise para 41,9 TerraWatts/hora (TWh), enquanto que o volume de gás distribuído aumentou 1,4% no mesmo período para 16,9 TWh nos 9M07, reflectindo um

Inverno ameno e um verão menos quente.

Clientes no mercado liberalizado quase duplicam, em Espanha

No mercado ibérico liberalizado, o volume de electricidade comercializada pela EDP aumentou 12,1% em relação ao período homólogo. «A redução dos volumes comercializados em Portugal, reflexo da forte concorrência das tarifas reguladas, foi compensada por um aumento dos volumes comercializados em Espanha. O número de clientes de electricidade no mercado Ibérico liberalizado quase duplicou face ao homólogo, reflectindo o sucesso da estratégia comercial da EDP no segmento residencial», justificam. O volume de gás comercializado pela edp no mercado liberalizado em Espanha aumentou 30% no período em análise para 13,2 TWh.

Já no Brasil, o volume de electricidade distribuída pela EDP apresentou um sólido aumento de 3,8% no período em análise, «reflectindo o crescimento económico, nomeadamente nas áreas de concessão da Ecelsa e Enersul».

Produção eólica sobe 70%

A empresa destaca ainda o crescimento sustentado dos volumes de energia nas suas principais áreas de negócio. «A produção de energia eólica aumentou 70% em relação ao período homólogo, a electricidade produzida pelas centrais em mercado liberalizado na Península Ibérica aumentou 4,3% no período, e a manutenção de um elevado volume de vendas aos clientes do mercado liberalizado, que representou aproximadamente 70% da produção das centrais liberalizadas no mercado Ibérico», adiantam.

A capacidade instalada eólica bruta da edp na Europa aumentou para 1.791 MegaWatts (MW), o que representa um crescimento de 50% em termos homólogos, em linha com os objectivos anunciados.

Nos EUA, a Horizon, que começou a ser consolidada em Julho, contribuiu com 941 MW adicionais de capacidade eólica bruta. A produção de energia eólica na Europa aumentou 58% no período para 2.153 GigaWatts/hora (GWh). «Os nossos parques eólicos nos EUA apresentaram um elevado nível médio de utilização de 37%», sublinham.

A electricidade produzida pelas centrais da EDP que operam no mercado Ibérico liberalizado aumentou 4,3% em relação ao período homólogo.

A empresa apresenta os seus resultados trimestrais consolidados no próximo dia 8 de Novembro, após o fecho do mercado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados