EDP bate novo máximo a beneficiar de nova OPA sobre Endesa - TVI

EDP bate novo máximo a beneficiar de nova OPA sobre Endesa

electricidade

A EDP está em forte alta e acaba de renovar o máximo desde 2001. A impulsionar os títulos da eléctrica nacional, e de todo o sector na Europa, está a Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pela alemã E.ON sobre a Endesa, no valor de 29,1 mil milhões de euros.

Relacionados
Esta é, na verdade, uma contra OPA, já que a espanhola Gás Natural tinha já também lançado uma oferta de 22,4 mil milhões pela sua concorrente.

A disputa pelo controlo da Endesa está, desde já, a beneficiar da notícia é a EDP. Com a oferta lançada pela maior eléctrica alemã sobre a Endesa, a 27,5 euros por cada acção, diminuem as probabilidades de a Gás Natural conseguir ser bem sucedida na sua tentativa de comprar a rival. A fusão das duas empresas espanholas criaria uma espécie de gigante do sector energético na Península Ibérica, que seria concorrente directo da EDP no mercado ibérico.

A OPA que tinha sido lançada pela Gás Natural foi considerada hostil pela Endesa, que recomendou aos seus accionistas não venderem as acções à Gás Natural e que propôs mesmo aumentar os dividendos a distribuir-lhes, numa tentativa de os persuadir a não ceder as suas acções à Gás Natural. No entanto, o Governo espanhol aprovou a operação, apesar do Tribunal da Concorrência espanhol se ter manifestado contra. A Endesa recorreu entretanto ao Tribunal Europeu, que deveria analisar o processo a 9 de Março.

Sector em alta

A oferta lançada hoje pela E.ON tem implícito um prémio de 7,93% face aos 25,48 euros a que encerraram as acções da Endesa na sessão de ontem, e melhora em 29,1% a oferta inicial, da Gás Natural. Hoje, as acções da eléctrica espanhola estiveram suspensas mas acabam de voltar à negociação, a ganhar 7,81% para 27,45 euros.

Quem também está a reagir bem à notícia são as acções da própria E.ON, que avançam 2,77% para 96,03 euros, enquanto que as acções da Gás Natural cedem 0,62% para 24,20 euros. É que a E.ON disse já estar em conversações com a Endesa e estar confiante de que a sua oferta será aceite. A espanhola Iberdrola também ganha já 5,09% para 26,64 euros.

Em Portugal as acções da EDP valorizam-se 4,23% para 2,96 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados