EDP confirma dispersão de 20 a 25% da unidade de Renováveis - TVI

EDP confirma dispersão de 20 a 25% da unidade de Renováveis

Energia

(Notícia actualizada)

Relacionados
A Energias de Portugal garante que continua a trabalhar no sentido de colocar a sua unidade de renováveis em bolsa (IPO) e que calcula que a operação avance no segundo trimestre deste ano. A eléctrica confirma ainda que a dispersão da EDP Renováveis (EDPR) deverá ser de entre 20 a 25 por cento do capital social, depois do aumento de capital.

«A EDPR confirma hoje que continuam em curso os preparativos para um IPO e admissão das suas acções à negociação na Euronext Lisbon. Assim como indicado pela EDP, em Janeiro de 2008, a EDPR está a considerar a emissão de novas acções representativas de cerca de 20% a 25% do capital social da EDPR, como uma das opções para financiar o plano de negócios da EDPR, incluindo a execução da carteira de projectos eólicos de forma a alcançar o objectivo de crescimento da capacidade instalada para mais de 10.500 MW em 2012», adianta a eléctrica em comunicado à CMVM, onde divulga os lucros de 26,6 milhões de euros da EDPR no primeiro trimestre do ano.

A EDP sublinha também que, «dependendo das condições de mercado, é expectável que a oferta tenha lugar no segundo trimestre de 2008».

Capital social da EDP Renováveis já vai nos 2,81 mil milhões de euros

O presidente executivo do grupo, António Mexia, lembrou, durante a conferência de imprensa de apresentação da EDPR, que a operação de entrada em bolsa (IPO) «está dentro do calendário».

«Estamos a fazer aquilo que depende de nós e estamos atentos àquilo que não depende de nós», disse, referindo-se à evolução dos mercados de capitais.

A EDP garante que não tem «urgência» quanto ao timing do IPO.

O capital social da empresa é já de 2,81 mil milhões de euros neste momento.

Segundo esclareceu António Mexia, a empresa será cotada na Euronext Lisbon, devido à proximidade da casa mãe, mas a estrutura será baseada em Espanha, onde tem mais de 80% dos colaboradores desta unidade.

As acções da EDP seguem a ganhar 0,98% para 4,09 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados