EDP investe 35 milhões em nova barragem no Brasil - TVI

EDP investe 35 milhões em nova barragem no Brasil

EDP

A EDP, através da sua participada no Brasil, investiu cerca de 90 milhões de reais (34,8 milhões de euros) numa nova barragem.

Relacionados
De acordo com o comunicado, Energias do Brasil inaugurou na terça-feira a Pequena Central Hidroeléctrica (PCH) São João, localizada na cidade de Castelo, no Espírito Santo. Com capacidade instalada de 25 megawatts (MW) e energia assegurada de 14,1 MW médios, o empreendimento já está em operação.

A energia gerada pela PCH São João, cuja construção ficou a cargo da Energ Power, é transferida para o Sistema Eléctrico Nacional por uma linha de transmissão de 69 kV, que liga a usina à cidade de Castelo.

«Toda a produção da central foi contratada pela Escelsa, distribuidora do grupo Energias do Brasil com actuação no Espírito Santo. O contrato de fornecimento de energia foi assinado antes da regulamentação do novo modelo do sector eléctrico, quando era permitida a prática de self-dealing», refere ainda a empresa em comunicado.

Outra central de 46 milhões será inaugurada ainda este ano



«Com a entrada em operação da PCH São João, ampliamos a nossa capacidade instalada para 1.043 MW e pretendemos crescer ainda mais na área de geração», afirma o director-presidente da Energias do Brasil, António Martins da Costa.

Com esse objectivo, a empresa desenvolve estudos de viabilidade de pequenas centrais hidroeléctricas e de centrais hidroeléctricas, que somam uma potência superior a 1.500 megawatts. «Somente os estudos de viabilidade de PCHs totalizam 538 MW, e até ao final do primeiro semestre de 2009 essa capacidade de geração deverá ser adicionada à carteira da Energias do Brasil», complementa o executivo.

Ainda em 2007, a Energias do Brasil iniciará a construção da PCH Santa Fé, também localizada no Espírito Santo. O empreendimento, que tem capacidade instalada de 29 megawatts e energia assegurada de 16 megawatts médios, receberá investimentos de 120 milhões de reais (46,4 milhões de euros).

As acções da EDP seguem a cair 0,21% para os 4,69 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados