Encomendas na construção recuam dois terços até Outubro - TVI

Encomendas na construção recuam dois terços até Outubro

Construção (foto de arquivo)

A carteira de encomendas das empresas de construção civil recuou dois terços até Outubro, em linha com a variação homóloga registada no mês anterior, contribuindo para a degradação da confiança no sector, segundo dados da associação ANEOP.

Relacionados
A Síntese de Conjuntura de Obras Privadas, hoje divulgada, indica que a queda na carteira de encomendas se agravou no mercado da habitação, de 68% em Setembro para 70% em Outubro.

Nos edifícios residenciais registou-se uma melhoria de 2 pontos percentuais, levando a que o total do sector da construção civil se mantivesse em menos 66%.

A quebra de dois terços foi igual à sentida em Setembro, mas representa um agravamento de dois pontos percentuais em relação aos menos 64% de Janeiro.

O indicador de confiança, apurado através de inquérito junto dos empresários, registou um ligeiro agravamento, para menos 49%, com a melhoria nos edifícios não-residenciais a não ser suficiente para compensar a quebra no mercado da habitação.

Para a Associação de Empreiteiros de Obras Públicas (ANEOP), «a conjuntura no mercado de obras privadas permanece, globalmente, numa fase desfavorável, tendo em atenção a evolução negativa que os indicadores de actividade apresentam».

Dada a quebra nas encomendas, adianta, «as perspectivas de alteração desta fase negativa da conjuntura não são optimistas».

«Sem encomendas em carteira, é impossível deter expectativas positivas de criação de postos de trabalho», salienta a associação, que representa as maiores construtoras do país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados