EPAL perde 20% da água que coloca na rede - TVI

EPAL perde 20% da água que coloca na rede

Novo logo EPAL

A Empresa Pública de Águas Livres (EPAL) calcula ter 17,5 por cento de perdas de água na sua rede que serva a cidade de Lisboa, no final deste ano.

Relacionados
As contas são do presidente da empresa, João Fidalgo, que tem apostado em contrariar esta tendência. «Em Lisboa, devemos ter 17,5% de perdas este ano», referiu o responsável.

No entanto, o responsável está positivo com este valor, considerando que, em 200, a companhia perdeu 39 milhões de metros cúbicos, ou seja, 40% da água que circulava. «No espaço de seis anos, reduzimos para menos de metade o volume de perdas que existia», apontou.

Agora, a meta da EPAL é chegar a 2009 com um volume de perdas de 15%, para o qual vai destinar parte dos investimentos previstos de cerca de 50 milhões de euros por ano.

«É impossível anular as perdas. Alguns índices noutras cidades podem ser abaixo destes valores, mas não numa cidade com as colinas que Lisboa tem», adiantou.

João Fidalgo disse ainda que se preparam para, no início de 2008, trabalharem com consultores ingleses para determinar qual o nível económico deste tipo de perdas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados