Erro no Multibanco não deixa pagar impostos - TVI

Erro no Multibanco não deixa pagar impostos

Caixa Multibanco

Um erro na «referência Multibanco» nas guias de pagamento, emitidas por Internet, está a impedir os contribuintes devedores ao fisco de regularizarem a situação fiscal.

Relacionados
Segundo o «Diário de Notícias», a razão é simples: um grupo de três dígitos de entre os doze que constituem a referência Multibanco inserida nas guias de pagamento de execução fiscal, está incorrecto. Resultado, os contribuintes estão a ser obrigados a recorrerem às repartições para regularizarem as dívidas tributárias.

Não é a primeira vez que sucedem erros na referência Multibanco, com os contribuintes a terem de dirigir-se às repartições e tesourarias de Finanças. Já em finais de 2005 semelhante cenário ocorreu, mas dessa vez nos documentos únicos de cobrança, DUCs, emitidos pelos serviços centrais, em sede de cobrança coerciva. Nessa data, emendando o erro, os serviços fiscais foram obrigados a alterar a sequência dos dígitos que constituem a referência Multibanco.

Desta vez, o erro com os dígitos de referência do Multibanco sucedeu nas guias de pagamento de dívidas em execução, emitidas na Internet, onde voluntariamente os contribuintes podem regularizar os seus estados tributários.

No final de Abril deste ano, muitos contribuintes foram apanhados de surpresa ao tentarem colocar as suas dívidas fiscais a zeros. Depois de conseguirem a emissão da guia de pagamento, através da Net, ficaram impossibilitados de utilizar os serviços de Multibanco, o último passo informático para regularizarem as dívidas fiscais.

Sem conseguirem efectuar as transferência bancárias, os contribuintes são agora obrigados a comparecer nos serviços locais de cobrança, as repartições de finanças. Há serviços que estão receber, diariamente, dezenas de contribuintes impossibilitados de saldarem as dívidas ao fisco pela Internet.
Continue a ler esta notícia

Relacionados