Eurodeputados portugueses arrecadam «subsídio extra» - TVI

Eurodeputados portugueses arrecadam «subsídio extra»

Parlamento Europeu

A maioria dos eurodeputados continua a pagar uma tarifa low-cost por um bilhete de avião e a receber do Parlamento Europeu o equivalente a um bilhete em turística.

Poucos devolvem a diferença, entre os quais os portugueses, que continuam a encarar este extra como uma compensação pelos salários inferiores.

No caso dos portugueses, segundo informa o «Semanário Económico», os 24 eurodeputados nacionais continuam, em regra, a receber o «subsídio extra» e irão manter o sistema pelo menos até 2009, quando entrar em vigor o novo estatuto dos eurodeputados.

Nessa altura, todos os eurodeputados vão receber um salário único de 7 mil euros e passam a receber subsídio de viagem contra recibo.

Hoje, os eurodeputados recebem o salário dos seus colegas nacionais 3449 euros, valores de 2005, e têm direito a um quadro vasto e generoso de subsídios e regalias. Por exemplo, os legisladores europeus têm direito a 60 sessões por ano de massagens médicas, banhos de lama e hidroterapia, tal como 30 sessões de acupunctura.

Ainda assim, os eurodeputados portugueses defendem que o «subsídio extra» serve para compensar as diferenças salariais, que variam de país para país, entre colegas do hemiciclo.
Continue a ler esta notícia