Finanças Locais: Sócrates acha «normal» atitude de Cavaco - TVI

Finanças Locais: Sócrates acha «normal» atitude de Cavaco

José Sócrates (foto Tiago Petinga/Lusa)

José Sócrates considera «normal» a posição do Presidente da República de enviar a Lei das Finanças Locais para apreciação urgente do Tribunal Constitucional, disse hoje fonte do gabinete do primeiro-ministro à agência «Lusa».

Relacionados
«O Tribunal Constitucional encarregar-se-á de esclarecer as dúvidas que há», acrescentou a fonte.

José Sócrates chegou a Bruxelas ao fim da tarde para participar no Conselho Europeu que marca o final da presidência finlandesa da União Europeia.

Segundo um comunicado da Presidência, Cavaco Silva tem dúvidas em dois artigos da lei das Finanças Locais - sobre as alterações legais quanto ao IRS (artigo 19º e 20º), as mesmas levantadas tanto pelo PSD como pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

PSD e ANMP questionavam a possibilidade de os municípios decidirem reduzir até cinco por cento o IRS cobrado aos munícipes, quebrando o princípio da universalidade do imposto.

A nova lei das Finanças Locais foi aprovada a 16 de Novembro, na Assemb leia da República, com os votos do PS, a abstenção do CDS-PP e os votos contra do PSD, PCP e Bloco de Esquerda.

Depois de três semanas no Parlamento para a redacção final, a lei das Finanças Locais foi enviada na segunda-feira pela Assembleia para a Presidência da República.

Cavaco Silva decidiu pedir a análise, com urgência, da constitucionalidade da Lei das Finanças Locais quatro dias depois de ter recebido o diploma no P alácio de Belém. O prazo era de 20 dias.
Continue a ler esta notícia

Relacionados