France Telecom vai apoiar Sonae na OPA à PT - TVI

France Telecom vai apoiar Sonae na OPA à PT

Sonae e PT

A France Telecom, com o apoio do Banco Santander, perfila-se como o «cavaleiro branco» do grupo Sonae na compra da Portugal Telecom, avança o espanhol «El Confidencial».

Fontes de confiança do mercado português dão por certo que a empresa de Belmiro de Azevedo vai melhorar os 9,50 euros oferecidos pela PT, na OPA lançada em Fevereiro, uma vez que a Autoridade da Concorrência dê luz verde à operação. Esta decisão é esperada para os próximos dias já que a análise aprofundada termina esta semana.

Ainda segundo fontes de confiança, o mercado financeiro português conta com que a Sonae aumente a sua oferta para próximo dos 10,50 euros por acção, o que traduziria um investimento adicional para os oferentes de cerca de 1.000 milhão de euros. É aqui que surge a France Telecom e um grupo de bancos financiadores, entre os quais o Banco Santander. Junto do banco encontram-se o italiano San Paolo, Banque Paribas e a Société Génerale. Nos termos actuais, o valor da oferta totaliza os 11.000 milhões de euros, mais do que a Sonae pode suportar, e por isso, terá ido à procura de um cavaleiro branco com suficiente capacidade financeira.

Os mercados já descontam uma melhoria da oferta inicial, uma vez que, na passada sexta-feira, os títulos da PT fecharam nos 9,78 euros, acima do preço oferecido pela Sonae.

Recorde-se que a Telefónica é a maior accionista da PT com 9,96% do seu capital, seguida da Brandes Investment Partners (com 8,51%), o grupo BES (8,36%), o grupo CGD (5,14%), a Telmex (3,4%), o grupo Fidelity (2,09%) e o empresário Patrick Monteiro de Barros (2,04%), entre outros.

As acções da PT seguem, esta segunda-feira, a subir 0,92% para os 9,87 euros, as da PT Multimédia (também alvo da OPA) ganham 0,42% para os 9,60 euros e as da Sonaecom escalam 0,21% para os 4,82 euros.
Continue a ler esta notícia