Gasóleo deverá ultrapassar um euro por litro ainda este mês - TVI

Gasóleo deverá ultrapassar um euro por litro ainda este mês

meter gasolina gasolina

O preço do gasóleo rodoviário deverá ultrapassar a barreira de um euro por litro nas próximas duas semanas, se a cotação internacional do produto mantiver a tendência de subida dos últimos dia.

Relacionados
O aumento da cotação da gasolina nos mercados levou ontem duas petrolíferas a anunciar novos aumentos no preço de venda deste combustível, mantendo-se o gasóleo, para já, inalterado, refere o «Jornal de Notícias».

Se a cotação do gasóleo se mantiver ao nível actual (600 dólares por tonelada) durante mais alguns dias, na próxima semana será «inevitável» fazer mexidas, admitiu fonte da Galp, sublinhando, contudo, que a «barreira psicológica» do euro não será atingida. Mas, se a tendência de subida da cotação se mantiver (o que não é de excluir tendo em conta que o petróleo tem batido máximos diariamente) «será impossível segurar os preços».

«Se trabalhássemos numa base de preços diários, a barreira do euro já teria sido ultrapassada», lembra a fonte.

Na BP e Repsol, a palavra de ordem é «esperar para ver», numa altura em que a situação, reconhecem fontes das empresas, está «muito complicada». Fonte da petrolífera britânica (BP) admite mesmo ser «preocupante» atingir esse limiar «psicológico», pois o gasóleo está «muito integrado na vida das empresas e transportadoras».

Desde o início da liberalização do mercado, em Janeiro de 2004, o preço da gasolina 95 já subiu 28,5% (custava 0,95 euros), enquanto o gasóleo (que valia então 0,70 euros) aumentou 39,7%. Entretanto, desde o dia 7 de Janeiro, a gasolina (que custava 1,001 euros) está 21,9% mais cara e o gasóleo (cujo preço era de 0,848 euros) mais 15,3%. Aos aumentos mais acentuados que se sentem em 2005 não é alheio o comportamento do petróleo o barril de Brent, que serve de referência à Europa, já valorizou mais desde Janeiro do que em todo o ano passado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados