Governo aprova investimento de 670 milhões na Portucel - TVI

Governo aprova investimento de 670 milhões na Portucel

Portucel

O Governo aprovou em Conselho de Ministros as minutas do Contrato de Investimento a celebrar pelo Estado Português, a Portucel e a About The Future, Empresa Produtora de Papel.

Relacionados
O contrato que tem por objecto a construção e equipamento da unidade industrial desta última sociedade, localizada em Setúbal. Trata-se de uma unidade fabril de grande dimensão para o fabrico de papel fino de impressão e escrita não revestido, com uma capacidade instalada não inferior a 500.000 toneladas/ano, em que mais de 90% são para exportação.

O investimento em causa é superior a 481 milhões de euros e tem como finalidade proceder à total integração de pasta branqueada em papéis finos, reduzindo dessa forma a exposição da empresa ao mercado da pasta, o que permitirá ao Grupo Portucel Soporcel reforçar significativamente a sua competitividade no mercado de papel, assumindo posição de liderança a nível europeu do mercado de papéis finos não revestidos, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros. Desta forma, acreditam, «irá contribuir para colocar a indústria portuguesa nos elos mais avançados da cadeia de valor da indústria da pasta e do papel, permitindo-lhe uma afirmação crescente nos mercados internacionais».

Através deste investimento prevê-se, ainda, a criação de 180 postos de trabalho directos, contribuindo ainda de forma assinalável para o aumento do emprego indirecto em várias empresas ligadas ao cluster do papel.

794 postos de trabalho garantidos na Figueira da Foz

Na mesma reunião foram ainda aprovadas as minutas de outro Contrato de Investimento entre o Estado Português, a Portucel Empresa e a Soporcel, que tem por objecto a modernização da unidade industrial desta última sociedade, localizada na Figueira da Foz.

O valor total do investimento é superior a 189 milhões de Euros e irá permitir a melhoria operacional dos processos produtivos através da implementação das melhores técnicas disponíveis. O desenvolvimento e optimização da capacidade dos equipamentos e a introdução de novas tecnologias amigas do ambiente, bem como a melhoria da eficiência energética da empresa, tornarão a empresa numa referência a nível europeu e mesmo mundial, referem também.

Com este investimento assegura-se, ainda, a manutenção de cerca de 794 postos de trabalho com elevado nível de habilitações escolares e formação especializada, para além de contribuir para o aumento do emprego indirecto, quer a montante (floresta), quer a jusante (embalagens, gráficas, distribuição), favorecendo assim o desenvolvimento da região em que se encontra.
Continue a ler esta notícia

Relacionados