Governo cria sociedade de créditos a empresas - TVI

Governo cria sociedade de créditos a empresas

Notas de Euro

O Governo acaba de aprovar a resolução que constitui um grupo de trabalho com vista à criação da Sociedade Financeira para o Desenvolvimento (SOFID), em Conselho de Ministros. Com esta Sociedade, o Governo visa a preparação e organização de todo o processo conducente à criação de uma instituição financeira de crédito», explica o comunicado do Conselho de Ministros.

Relacionados
O crédito vai ser concedido «em condições muito especiais para o sector privado empresarial, com vista ao investimento nos países em vias de desenvolvimento, nomeadamente, os que são beneficiários da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) portuguesa», refere o mesmo comunicado.

O accionista maioritário da SOFID é o Estado e o grupo de trabalho é constituído por um presidente e por um representante de cada um dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Administração Pública e da Economia e da Inovação, bem como por um representante dos bancos portugueses.

A Sociedade pretende colocar «Portugal numa situação competitiva igualitária para com os países que já possuem estas instituições financeiras e permitir a sua integração no grupo de European Development Finance Institutions (EDFI), criando deste modo as condições para a mobilização de fontes de financiamento para o desenvolvimento já disponíveis».

Desta forma potencia «os objectivos e instrumentos da cooperação portuguesa através de uma participação apropriada no sistema multilateral, tal como refere o programa do Governo», acrescenta o comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados