Governo diz a Bruxelas que mantém «golden share» - TVI

Governo diz a Bruxelas que mantém «golden share»

Mário Lino2

O Governo vai dizer a Bruxelas, na próxima semana, que quer manter poderes especiais na PT. A decisão, segundo o «Diário Económico» permitirá ganhar tempo até que o processo da OPA lançado pela Sonae esteja fechado.

Relacionados
Contactado pela «Agência Financeira» o ministério das Finanças remeteu para a tutela qualquer comentário sobre esta matéria, no entanto, fonte oficial do ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações confirmou-nos que estão, de facto, «a ultimar a resposta sobre esta matéria» para entregar em Bruxelas (o prazo termina no final do mês), mas escusa-se a comentar o eventual conteúdo da decisão tomada.

Recorde-se, contudo, que o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, quando questionado sobre a posição do Governo face à OPA lançada pela Sonae à PT, reconheceu, acerca dos poderes especiais que detém na operadora, que há sectores em que se justifica que o Estado mantenha uma presença forte. No entanto, lembrou que há também outros mecanismos para conseguir tal poder sem ser através de uma «golden-share».

Seja como for, o «Diário Económico» adianta ainda na sua edição de hoje que os timings de Bruxelas podem arrastar qualquer sentença definitiva contra o Estado Português por manter uma «golden share» na Portugal Telecom até 2008 e que o Governo conta resolver a questão PT muito antes disso.

Em Lisboa, a CMVM chamou a administração da Portugal Telecom, advertindo Miguel Horta e Costa e Zeinal Bava para o dever de manter o silêncio a que estão obrigados por lei.
Continue a ler esta notícia

Relacionados