Governo entrega a Bruxelas reporte do défice até Março - TVI

Governo entrega a Bruxelas reporte do défice até Março

Ministro das Finanças na apresentação do Orçamento de Estado para 2006

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira Santos, afirmou hoje que o reporte a Bruxelas do défice orçamental de 2005 vai ser feito até ao final de Março.

Relacionados
«O défice orçamental de 2005 será apurado por um grupo técnico que inclui a Direcção Geral do Orçamento, Banco de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística (INE), mas o reporte a Bruxelas não vai ser feito ainda, desta vez, pelo INE», disse Teixeira Santos na comissão de Orçamento e Finanças, no Parlamento.

O Orçamento Rectificativo de 2005 prevê um défice de 6 por cento, embora se desconheça, por enquanto, qual o valor definitivo que será reportado a Bruxelas.

O Governo português comprometeu-se em reduzir o défice orçamental em 2008 para um limite inferior a 3 por cento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o previsto no Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Segundo Teixeira Santos, «o Governo conseguiu cumprir em 2005 as metas da execução orçamental, mas desconhece o valor do défice».

«O protocolo assinado com o INE vem reposicionar a instituição, a qual deve passar a reportar o défice a Bruxelas», acrescentou.

O governante disse também que «o INE tem bons técnicos e vai conseguir restaurar o seu prestígio».
Continue a ler esta notícia

Relacionados