Parlamento Europeu recusa proposta de orçamento comunitário - TVI

Parlamento Europeu recusa proposta de orçamento comunitário

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu (PE) recusou esta quarta-feira a proposta de orçamento comunitário dos Estados-membros da União Europeia (UE) para o período de 2007 a 2013, ainda que tenha expressado disponibilidade em negociar construtivamente para alcançar um consenso.

Relacionados
Tal como se previa, o plenário aprovou por maioria, com 541 votos a favor, 56 contra e 76 abstenções, a resolução que considera «insuficiente» a proposta apresentada pelos líderes europeus, no passado mês de Dezembro.

Em simultâneo, o Parlamento Europeu demonstra disponibilidade para abrir espaço para as negociações «construtivas» com a presidência austríaca do conselho da EU, sempre que receba um mandato efectivo de negociação por parte do resto dos Estados-membros.

O conselheiro austríaco e actual presidente da UE, Wofgang Schüssel, avançou hoje que prevê receber «nas próximas semanas» uma nova proposta, mas advertiu para o facto da sua margem de manobra ser, em qualquer caso, «limitada», dada a reticência dos Governos nacionais a efectuarem acréscimos suplementares ao orçamento.

Recorde-se que o valor da última proposta de orçamento apresentada fixava-se na ordem dos 862,4 mil milhões de euros.

Já em Junho, o Parlamento tinha exigido um orçamento com o valor a rondar os 974,8 mil milhões de euros para o quadriénio em causa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados