Mário Lino confirma que Estado mantém poderes na PT - TVI

Mário Lino confirma que Estado mantém poderes na PT

Mário Lino1

O Governo vai comunicar a Bruxelas que quer manter os poderes especiais que detém na PT. A confirmação foi dada esta manhã pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.

Relacionados
«A golden-share foi criada por boas razões aquando a criação da empresa (operadora). O Estado entende que não se justifica alterar isso. Temos um quadro estável na golden-share», afirmou Mário Lino, à margem da 4ª Conferência de Economia e Gestão sobre o tema «Debater Davos em Lisboa», organizada pela PricewaterhouseCoopers.



Recorde-se que também o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, quando questionado sobre a posição do Governo face à OPA lançada pela Sonae à PT, reconheceu, na altura, acerca dos poderes especiais que detém na operadora, que há sectores em que se justifica que o Estado mantenha uma presença forte. No entanto, lembrou que existem outros mecanismos para conseguir tal poder sem ser através de uma «golden-share».

A notícia tinha sido avançada pelo «Diário Económico» na sua edição de hoje, adiantando ainda que os timings de Bruxelas podem arrastar qualquer sentença definitiva contra o Estado Português por manter uma «golden share» na Portugal Telecom até 2008 e que o Governo conta resolver a questão PT muito antes disso.

Em Lisboa, a CMVM chamou a administração da Portugal Telecom, advertindo Miguel Horta e Costa e Zeinal Bava para o dever de manter o silêncio a que estão obrigados por lei.
Continue a ler esta notícia

Relacionados