Governo prepara-se para lançar fase C do concurso eólico - TVI

Governo prepara-se para lançar fase C do concurso eólico

Energia

13 lotes distribuídos pelo interior do País

Relacionados
O Governo prepara-se para lançar a fase C do concurso eólico, quase três anos depois do anúncio. Esta nova fase é dirigida a pequenos produtores e tem um valor total de 200 megawatts, que serão distribuídos por 13 lotes no interior do País.

De acordo com o site da Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE), os anúncios oficiais referentes à fase C do concurso «serão enviados para publicação na próxima 2ª feira, dia 19 de Maio e que os documentos concursais serão disponibilizados no dia da sua publicação em Diário da Republica».

O site acrescenta que «a potência total de 200 MVA da Fase C será redistribuída por 13 lotes, colocados a concurso, com potências entre 5 e 50 MVA, privilegiando em termos de localização as regiões do interior».

Os 13 lotes de potência que vão a concurso estão localizados nos concelhos de Torre de Moncorvo (50 MW de potência), Vila Nova de Ourém (20 MW de potência), Castelo Branco (25 MW de potência), Macedo de Cavaleiros, Valpaços e Mirandela (25 MW de potência no total), e Tábua (25 MW de potência).

Os restantes lotes terão potências mais baixas, a variar entre 5 e 8 MW e vão localizar-se nos concelhos de Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal, Alcobaça, Santarém, Idanha a Nova, Castelo Branco, Portalegre, Santa Maria da Feira, Figueira da Foz, Loulé, Tavira, Silves, Lagos e Aljezur.

Recorde-se que nas fases A e B foi atribuída uma potência de 1000 MW ao consórcio Eólicas de Portugal, liderado pela EDP, e de 400 MW ao consórcio Ventinvest, liderado pela Galp.

Nesta fase C, o objectivo era privilegiar três factores: zonas economicamente mais pobres, ligação à rede e potencial eólico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados