Ibéria prevê suprimir 500 postos de trabalho - TVI

Ibéria prevê suprimir 500 postos de trabalho

Avião da ibéria

O aumento das vendas de bilhetes electrónicos vai permitir à primeira companhia aérea espanhola, Ibéria, suprimir 500 postos de trabalho nos serviços comerciais, medida em negociação com os sindicatos, foi hoje divulgado.

«Estão a decorrer negociações com os sindicatos» sobre 500 supressões de emprego no departamento comercial da companhia, «a maior parte das quais assumirão a forma de saídas em pré-reforma», indicou à agência France Presse um porta-voz.



Esta medida faz parte do plano estratégico 2005-2008 apresentado em Outubro pela Ibéria, que prevê 2.164 supressões de empregos, ou seja uma redução de nove por cento do pessoal da companhia que passaria de 24.300 empregados em 2005 a 22.136 em 2008.

A companhia prevê economias de 600 milhões de euros em três anos e têm nomeadamente a intenção de aumentar a venda de bilhetes electrónicos para reduzir os custos de emissão e impressão, o que lhe permitirá reduzir em «500 pessoas os efectivos força de venda».

A Ibéria tinha assegurado em Outubro que a redução de efectivos visava «melhorar a produtividade, graças nomeadamente a uma maior utilização das novas tecnologias», como o pagamento on-line.



A fim de incentivar os clientes a comprar bilhetes electrónicos, Ibéria aplica desde 3 de Janeiro uma sobretaxa de 15 euros nos bilhetes não electrónicos.

Os bilhetes electrónicos correspondem já a «96% das vendas directas de Ibéria nos voos nacionais e de 77% nos voos internacionais», indicou um porta-voz, que considerou que «as agências de viagem tinham ainda esforços a fazer».
Continue a ler esta notícia