Importação de carros usados dispara e já representa 20% do mercado - TVI

Importação de carros usados dispara e já representa 20% do mercado

Carro roubado devolvido 37 anos depois

A importação de carros usados por Portugal aumentou 15,5% no ano passado, e atingiu o máximo desde 2000. Uma situação que muito preocupa a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP).

Os mais de 41 mil carros usados importados no ano passado representaram 20% das vendas de carros novos. Sem estas importações, a ACAP estima que as vendas de automóveis novos poderiam crescer 15%.

«Estamos a importar carros antigos, mais poluentes», explicou o presidente da associação, Fernando Martorell, em conferência de imprensa para apresentar o balanço do sector em 2005 e perspectivas para 2006. Em Portugal, a idade média dos automóveis ronda os 7 anos.

«Existe um incentivo a estas importações, no Imposto Automóvel (IA). É uma situação contra a qual a ACAP tem vindo a fazer muito barulho, mas, até agora, não conseguimos qualquer resultado», disse.

Sobre o programa de incentivos ao abate de veículos em fim de vida, a ACAP diz que «não tem funcionado, não tem apresentado qualquer resultado efectivo, ao contrário do que acontece com os programas idênticos da Espanha ou da França». Por isso mesmo, a associação apresentou ao Governo uma proposta que contempla algumas medidas para simplificação do sistema, às quais «o Governo se mostrou receptivo».
Continue a ler esta notícia