Israel impõe bloqueio total ao Líbano - TVI

Israel impõe bloqueio total ao Líbano

Militares israelitas (Foto Lusa)

Israel impôs um bloqueio total ao Líbano no quadro da sua ofensiva contra o movimento Hezbollah, responsável pela captura de dois soldados.

A sua armada já entrou em águas territoriais libanesas, confirmou fonte militar israelita.

«Israel impôs um bloqueio aéreo, marítimo e terrestre ao Líbano até nova ordem, no quadro das operações que desenvolve para recuperar os seus dois soldados raptados na quarta-feira pelo Hezbollah», noticiou a rádio militar com base em fontes do Estado-Maior israelita.

Segundo um oficial superior, os aeroportos libaneses serão alvos de ataques aéreos israelitas e a marinha de guerra impedirá os movimentos de navios nos portos de Sídon, Tiro, Beirute e Tripoli.

«A marinha começou a efectuar patrulhas nas águas territoriais libanesas», referiu a fonte militar.

Os raides aéreos realizados até agora visaram, de acordo com o mesmo oficial, casas onde estavam guardados foguetes de longo alcance do Hezbollah.

Segundo o exército, os ataques israelitas causaram a morte a três dezenas de combatentes do Hezbollah.

As forças armadas israelitas tencionam atingir duramente o Hezbollah na capital libanesa, onde se encontram a sede desta formação e as famílias dos seus dirigentes, nomeadamente a zona suburbana do sul de Beirute, onde habita Hassan nasrallah, o seu líder.

«Se os ataques do Hezbollah prosseguirem, haverá também ataques a esse bairro de Beirute», advertiu o oficial.

Israel bombardeou esta manhã o aeroporto de Beirute e lançou ataques aéreos no sul do Líbano que causaram 28 mortos, entre os quais dez crianças, segundo fontes médicas e policiais libanesas.

Por outro lado, a força aérea israelita destruiu esta madrugada um local de oração e convívio xiita em Budai, perto de Baalbeck, no leste do Líbano fronteiriço com a Síria, anunciou a polícia libanesa.
Continue a ler esta notícia