Lisboa adere ao programa de combate à pobreza Rede Social - TVI

Lisboa adere ao programa de combate à pobreza Rede Social

Padrão Descobrimentos

Capital entra em rede criada em 1997 e implementada em 275 concelhos do país.

A Câmara de Lisboa assumiu hoje a luta contra a pobreza e a exclusão social como uma prioridade ao aderir ao programa «Rede Social», criado em 1997 e implementado já em 275 concelhos do país.

A instituição da Rede Social na cidade foi possível graças a um protocolo assinado hoje entre a autarquia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa.

A criação da rede foi aplaudida pelos presidentes da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, e do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, e pelo provedor da SCML, Rui Cunha.

«Este protocolo é desejado há muitos anos e resulta de um processo que foi intensificado nos últimos dois anos», afirmou Carmona Rodrigues, adiantando que o objectivo do programa é «garantir uma melhor eficácia de resposta social e criar novas formas de combates à exclusão social».

Para o vereador com o pelouro da Acção Social, Sérgio Lipari Pinto, hoje «é uma data histórica no combate à pobreza e exclusão social através de uma cultura de parceria».

«Era isto que faltava à cidade», afirmou o autarca, explicando que a Rede Social assenta numa metodologia de planeamento cujo instrumento é um diagnóstico social da cidade e o planeamento social integrado.
Continue a ler esta notícia