Lógica inaugura centro em Sacavém e cria cem empregos - TVI

Lógica inaugura centro em Sacavém e cria cem empregos

Água [arquivo]

Centro terá um conjunto de competências para os sectores da electricidade, água e gás

Relacionados
A Logica inaugura esta terça-feira em Portugal um centro de soluções para os sectores da electricidade, água e gás em Sacavém, que vai criar 100 empregos qualificados até final de Junho e destina-se aos mercados da Europa, Américas e Oceânia, avança a Lusa.



De acordo com um comunicado da empresa de tecnologias de informação e gestão, o «International Utilities Competence Center» é «pioneiro» na área das utilities a nível internacional e «vai desenvolver e exportar as soluções da Logica para todo o mundo, colocando Portugal na vanguarda mundial da investigação na área das utilities».

O novo centro terá um conjunto de competências para os sectores da electricidade, água e gás, totalmente desenvolvidas em Portugal, como as smart grids(redes inteligentes de distribuição de energia) e a microgeração (geração de energia pelo próprio consumidor), que permitem aos consumidores gerir os seus consumos energéticos de forma mais eficiente.

Simulações de situações de crise

Segundo o comunicado da empresa, algumas das soluções desenvolvidas neste centro de competências, como as smart grids, «vão também dar apoio ao consórcio de Sistemas de Informação lançado em 2007, InovGrid, liderado pela EDP e do qual fazem parte a Logica, a Efacec, a Janz e o INESC Porto» para uma gestão eficiente das redes, dos recursos energéticos e dos consumos.

No novo pólo é ainda possível assistir a simulações de situações de crise na distribuição de energia, por exemplo, falhas no fornecimento de electricidade, refere o documento.

«Em Portugal, vivemos uma verdadeira revolução no sector da energia e do ambiente. O nosso país está na linha da frente da revolução no sector da energia», afirma o presidente executivo da Logica Iberia, José Carlos Gonçalves, no documento.

Para o coordenador nacional do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho, «além do emprego qualificado criado e do aumento da exportação de serviços que induzirá, este centro tem também muita importância para reforçar ainda mais as qualificações existentes em Portugal nos domínios da eficiência no uso dos recursos, em particular no domínio da energia».

Empresa vai ter 300 funcionários em Portugal até Junho

A Logica é responsável pelo desenvolvimento de sistemas de gestão de redes e abastecimento de energia e de água a mais de 25 milhões de consumidores em mil municípios de quatro continentes. Algumas das soluções desenvolvidas neste centro já estão a ser comercializadas em países como Espanha, Holanda, Bélgica, Brasil, EUA e Austrália.

A Logica contratou cerca de 200 colaboradores desde 2007 em Portugal e prevê chegar aos 300 em Junho de 2009 e apesar da conjuntura económica adversa, atingiu resultados acima das expectativas em 2008, com um crescimento global na ordem dos 17 por cento face a 2007 e alcançou quatro mil milhões de euros em receitas.

As reestruturações no negócio em Portugal foram factores positivos para as margens atingidas pela Logica Iberia, que representa actualmente 26% do negócio do cluster internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados